Saturday, January 07, 2006

OSCILANDO ENTRE EXTREMOS

JANEIRO, 01/04/06

. Nossa cosmovisao eh produto de um metodo. Nohs encaramos os extremos apesar de naum gostar deles. Invadimos o extremamente grande, aquecido, excitado, conhecendo-o e experimentando seus (dis) sabores, ao mesmo tempo que voltamo-nos para o extremamente pequeno, supercongelado, inerte, engolindo suas propriedades. Esta semana, por exemplo, estamos estudando o mundo dos virus, ao mesmo tempo intercalando este estudo com a absorvicao do material sobre as totalidades, no site do ISSS ( Institute for Systems). Perambulamos entre pontos extremos quando buscamos informacoes, e depois completamos o triangulo, projetando-nos a um terceiro ponto, o Oraculo da Matriz, assentando-nos ali com o extrato, o qual sera sempre a solucao do equilibrio, e esta solucao serah a teoria que nos iluminara as trevas a frente e indicara um caminho.
. Muitas coisas interessantes no mundo dos virus, o elo entre a Vida e a nao-vida, e uma se destaca: enquanto todas as acoes viroticas sao efetuadas por agentes quimicos - proteinas, enzimas - existe uma excessao: a montagem das partes em sistemas. Na reproducao do virus, cada uma de suas tres partes eh construida em espacos ou compartimentos diferentes, depois cada parte entra numa especie de linha de montagem cronologicamente estabelecida e se conectam justamente nos encaixes apropriados terminando por constituir um inteiro novo sistema!
. Muitas coisas interessantes nas Ciencias dos Sistemas. Por exemplo, Fritjof Capra consegue expressar o que viamos com a mente e dah um nome para esta expressao: feedback loops. Os sistemas vivos, seja a cadeia alimentar ou as redes sociais, se constituem de uma causa que emite um estimulo a uma parte, esta recebe-o e emite a parte seguinte, assim continuando ateh que a ultima parte emite um estimulo na direcao da causa inicial, fechando um circuito.
. Sao dois fenomenos nos dois extremos mas que estao conectados por um fio, pois dividem algo em comum: o grande misterio da self-organization, como o primeiro ser vivo, o primeiro sistema celular surgiu?!
. Vi-me indagando qual o conteudo dos estimulos que compoem o fluxo do circuito sistemico entre as tres partes do virus. A grosso modo, a cabeca do virus emite um estimulo ao tronco (tail) e este repassa-o as fibras (pernas e pes), cujo resultado eh as pernas moverem-se, mas quando fazem isso retornam o estimulo a causa, pois movem a cabeca. Ou seja, a cabeca necessita informacoes materializadas na forma de alimento e para isso precisa mover-se, deslocar-se, indo atras. Ela aplica uma forca sobre os membros, os quais tambem precisam do mesmo alvo. No fim os tres sobrevivem, coisa impossivel se estivessem separados. Estah aih mais um exemplo de circuito, muito grosseiro, claro.
. Mas, enquanto produtos acabados noss deposito de tres fabricas, cabecas, troncos e pernas/pes saum apenas compostos moleculares. Assim como as fabricantes de auto-pecas mantem suas pecas fabricadas nos seus depositos. Quem, ou o que, conduz estas pecas para a Toyota e monta os automoveis?! Como dissemos antes, nossa Ciencia atual diz apenas que " a montagem eh automatica, naum existem agentes quimicos ou outros atuando neste processo".
AS VEZES FICO "p" DA VIDA! QUANDO NAUM SABEMOS ALGO DEVEMOS CONFESSAR NOSSA IGNORANCIA. EH MUITO MELHOR POIS SE AFIRMAMOS NOSSA IDEOLOGIA, GERALMENTE O TEMPO SE ENCARREGA DE NOS RIDICULARIZAR. QUE VERGONHA PARA OS FILOSOFOS GREGOS SE RETORNASSEM AGORA E ASSISTISSEM SEUS DISCURSOS ENFATICOS AFIRMANDO A GERACAO ESPONTANEA!
. Eh claro, obvio, que pecas naum saem das fabricas na China, no Brasil, e se dirigem por si mesmas a Detroit, e quando chegam, cada qual entra na linha de montagem no tempo certo e na posicao exata. O processo ali, na montagem dos virus, assim como a montagem do sistema celular, foi efetuado e dirigido por agentes, sim. Se naum os vemos, temos que procura-los. Por isso a teoria da Evolucao estah sendo agredida e ameacada de desaparecer dos curriculuns escolares: as evidencias sobre evolucao fizeram alguns materialistas fanaticos darem palpites errados sobre biogenese, e ai geraram uma guerra contra as religioes. Para que? Tudo inutil!
. Recolhi-me ao terceiro ponto, o Oraculo da Matriz, e apos alcancar o estado de abandono profundo do mundo material, deixei minha mente flutuar entre os dois extremos. Circuitos dinamicos sem origem e fim, circuitos surgindo em suas origens e morrendo em seus fins. Putz quebra-cabecas, pensando que estamos falando do mesmo circuito! Como eh que uma coisa tem origem e naum tem origem ao mesmo tempo?!
, Resumindo, no final encontrei uma solucao e produzi mais um mapa que devera ser inserido em meu livro. Claro, estah solucao baseia-se no mesmo processo que encontrei para explicar a origem da Vida no planeta.
. A solucao eh a diferenca entre macro e micro-evolucao. Na micro-evolucao, coisas teem origens efetivadas por agentes visiveis, na macro-evolucao os agentes saum invisiveis a nos por uma questao da relatividade geral. No caso do virus, existe antes o DNA virotico, o qual pode ser visto como um cordao constituido de tres seccoes em tres cores diferentes. Da ponta A ateh um ponto B, estao as informacoes para a cabeca; do ponto B a um ponto C, estao as informacoes para o tronco; do ponto C ate a extrema ponta D estao as informacoes para os membros. A secccao AB produz certas proteinas e as envia para o espaco 1. Outras enviam proteinas para o espaco 2 e 3. Quando estas proteinas do AB terminam seus compostos moleculares, estes possuem receptores que os atraem para os emissores da seccao BC do DNA. Porem, naum encontram o DNA original a naum ser aquilo no que a sua seccao BC se transformou: o composto molecular organizado na forma de tronco. Assim se encaixam e conectam-se. O agente invisivel que efetivou a montagem foi o DNA ausente mas presente na linha de montagem.
. Assim foi com a origem da Vida no planeta. Descobrimos que os astros da galaxia, quando arranjados em certa ordem, sao a exata fotografia de um nucleotideo, a unidade fundamental do DNA, o tijolinho biologico fundamental na construcao dos sistemas vivos. Existe entao um DNA celeste, universal, ao qual denominamos "A MATRIZ".
. Em seguida nossa mente voltou para New York. Vimos Chinatown, vimos o bairro dos judeus, dos mexicanos, dos afro-americanos. A especie humana como sistema social tendo suas partes separadas em paises e emitindo individuos para um mesmo ponto no espaco faz com que cada individuo procure seu similar, conecte-se a ele, erija as comunidades e estas se organizam numa cidade final. Naum existem agentes materiais nesta linha de montagem, mas existe um agente abstrato, invisivel, macro, denominado "cultura relativa a cargas geneticas".
Voltamos ah galaxia. Desenhamos o circuito energetico do fluxo de informacoes da Matriz na forma de uma circunferencia, sendo que ela esta dividida em seccoes, cada qual contendo uma das partes do sistema total. Entao, a parte A esta codificada nos bits/genes de 1 a 9. A parte B, sao os bits/genes de 10 a 19. Assim por diante. Se, hipoteticamente, com uma tesoura cortassemos este cordao circular em suas seccoes, e jogassemos aleatoriamente estes pedacos sobre uma mesa, e depois chacoalhassemos a mesa, a ponta 9 iria magneticamente se conectar com a ponta 10, e assim por diante, ate o circuito se refazer. A seccao 1/9 deveria produzir quasares com buracos negros internos mas como ela naum esta no espaco e sim na superficie da terra, ela se sai com nucleos contendo DNA. A seccao 10/19 deveria produzir planetas, mas aqui se sai com ribossomos. Os chineses tambem deveriam reproduzir a China mas na America se saem com Chinatown. E Chinatown naum pode subsistir se nao houver os consumidores do Queens, os automoveis de Detroit, o gado do Texas, as laranjas da Florida, a prefeitura de New York, os Estados Unidos da America. Assim o primeiro ser vivo saiu se arrastando, vivo!, nos pantanos deste planeta.
Outro segredo importante: um casal da especie humana produz uma copia fiel de si mesmo na forma de filho porque sua carga genetica esta encerrada dentro de um envelope cromossomico. A galaxia, ao inves de produzir aqui uma copia fiel de si mesma, saiu-se com gatos, cachorros, tartarugas... porque sua carga genetica naum veio unida dentro de um envelope fechado e sim esparsa no tempo e no espaco. Por naum saber disto, Darwin foi cutucar com vara curta aos teologos, dizendo que " a diversidade da Vida, ao inves de sugerirem terem sido criados um a um, como quer a Biblia, indicam que todas foram criadas em tempo e espaco diferentes como derivacoes de um mesmo ancestral comum". Ora, Darwin estava revirando a lama de Galapagos procurando o cepo primitivo comum enquanto sua cabeca ardia sob o Sol escaldante porque o Sol, como porta-voz da Via Lactea, batia as portas de seu cocuruto querendo dizer:
- " Ei,... mova sua cabeca, tire os olhos do chao e levante-os aos ceus. Eu sou quem procuras, mas estou aqui, em cima!"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home