Monday, January 09, 2006

PORQUE UM NARIZ COM DOIS BURACOS?

QUESTAO DO DIA PARA PENSAR A NOITE:
. "Porque nosso nariz tem dois, e nao um, tres, seis buracos?!"
. A resposta para esta pergunta surgiu antes de eu fazer a pergunta, quando observava a fotografia da Via Lactea, nos mapas da Matriz. Antes disso, eu pensava que meu nariz estava esburacado porque ja estava velho. Mas ai notei que os narizes dos bebes tambem tem buracos. Mas porque dois? Gastei um dia inteiro, seis canudos de tomar refrigerante e tomei dois galoes de agua numa experiencia cientifica para resolver este problema. Primeiro sugava a agua com um canudo, notando quantidade por minuto, energia gasta na succao, etc.. Depois sugava a agua por dois canudos ao mesmo tempo, fazendo as mesmas anotacoes. E assim continuei, com trres, quatro,... seis, oito canudos, para ver se um nariz com oito buracos nao seria uma alternativa mais inteligente...
. Por fim, descobri que o diametro da abertura do canudo tambem contava, fui correndo ao mercado e comprei canudos de varias grossuras. Mais alguns galoes de agua tomados, a barriga estourando e varias corridas ao banheiro, cheguei a uma final e incontestavel conclusao: se o nariz humano tivesse apenas um buraco, mas com diametro maior, o nosso organismo economizaria muita energia e obteria a mesma quantidade de oxigenio!
. Entao me lembrei do cientista que disse: "se o corpo humano, tal como esta feito, foi obra de alguma inteligencia sobrenatural, entao esta inteligencia teria muito a aprender com a engenharia humana, pois qualquer de nossos engenheiros faria coisa muito melhor!"
. Mas a Matriz esta aqui para explicar muita coisa que esse cientista nao sabe. O nariz tem dois buracos porque esta foi a melhor maneira desenvolvida pela evolucao.
. Por que? Resposta num proximo post. Mas por favor, nao seja masoquista repetindo a experiencia. Eu ja sofri por ti... e deixe-me correr ao banheiro...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home