Sunday, January 15, 2006

AS TESES CIENTIFICAS DEVEM SER AMPLIADAS PELOS FILOSOFOS

. Hoje recordei um fenomeno natural que exigia uma explicacao. Quando lemos ou estudamos na escola ou num livro um tema escrito pela ciencia academica oficial, notamos que eles vao passando rapidamente a descricao atropelando os fatos. Eles contam, descrevem como o fenomeno ocorre e com algumas excecoes, mencionam as causas de tais fatos, mas apenas causas imediatas, as quais nao nos conduzem a entender o contexto. Bem, este eh o trabalho deles, para o qual vieram, separar o mundo nos menores pedacos possiveis, estudar estes pedacos isolados, descreve-los. Isto tem funcionado para algum lucro da sociedade, de algum modo. Porque nos somos como virus dentro de uma celula: nos interessam os atomos a nossa volta e algumas substancias quimicas em nossa vizinhanca, nao temos capacidade de saber que estamos numa celula e este saber nao nos seria util.

. Porem, por nao saber da celula, virus matam as celulas e com isso morrem com elas, mesmo que esse exterminio consista na morte do organismo inteiro. Alem disso, como humanos somos dotados de mente e temos outras necessidades que nao apenas as fisicas imediatas como os virus. Portanto, eh nosso trabalho, para isso viemos como filosofos, conhecer os fatos descritos, saber da existencia dos pedacos isolados, mas em todas as areas, e buscar pelo metodo de tentativa e erro, as conexoes destes pedacos, em porcoes cada vez maiores. Assim os virus vao tomando consciencia de que existe a celula, o que ela eh, e como relacionar-se com ela da maneira mais aproveitavel.

. Alem disso, o trabalho do filosofo sistemico eh indispensavel para os mais elevados niveis de existencia que a humanidade vai encontrando na sua senda evolutiva, niveis estes que exigem mais dos objetos, portanto exigem conhecimento mais completo sobre os objetos . Quando o pesquisador descreve um objeto ou um fato isolado no metodo reducionista, ele esta descrevendo apenas 50% do objeto. Por exemplo, vamos isolar um chines e descreve-lo: um sistema organico atraido para atomos em combinacoes organicas, etc., etc.. Se isolar-mos o chines apenas da sociedade, mas mante-lo conectado a familia, o objeto ganha mais descricoes: trata-se de um filho e irmao de lar da classe media,... E se nao isolar-mos o objeto nem da familia nem da sociedade, o leque de descricoes amplia-se: existe na Asia, eh um cidadao chines, cujas reacoes e comportamento sao governados pela ideologia dos sistemas comunistas, etc.,etc.. Voce concorda que as nossas relacoes politicas, comerciais, economicas, com o chines da terceira descricao sera muito diferente das nossas relacoes com o chines da primeira descricao? Por exemplo, a guerra do Iraque nao terminou em alguns dias como o previsto, e se alastra ateh hoje, porque a descricao feita de um iraquiano pelos especialistas e enviada ao Presidente foi feita no estilo cientifico reducionista. Mas o "objeto" "um iraquiano" nao sera conhecido se nao se descrever por exemplo a influencia do sistema islamico sobre este objeto. Esta falha do conhecimento incompleto do objeto acarreta muitos danos ao homem.
. Eh neste ponto que entra o trabalho indispensavel do filosofo, enquanto pensador sistemico cientifico: ele busca o conhecimento sobre os objetos isolados obtidos pelo metodo reducionista, mas de todos os objetos de todas as disciplinas. Em seguida busca o conhecimento das conexoes destes objetos para tentar enxergar os sistemas. Quando se depara com os sistemas, e extrai o significado existencial deles, retorna aos objetos aplicando este significado sobre eles. Por fim sai-se com a descricao ampliada. Esta descricao diminui ao homem os danos causados nos relacionamentos entre este e o mundo exterior e amplia seus lucros. A descricao sobre um "iraquiano" nao preve o homem bomba. Mas a descricao de um iraquiano muculmano o preve. O fenomeno "homem-bomba" eh uma propriedade do objeto auferida apenas quando a propriedade emergente de sistema retorna sobre o objeto.
. No proximo "post" veremos outro exemplo de como uma descricao reducionista de um fenomeno natural eh transformada por uma descricao sistemica. Trata-se do fenomeno natural que recordei hoje necessitando uma explicacao... e nao sei porque cargas d'agua me desviei tanto fazendo um passeio para explicar a utilidade do filosofo...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home