Monday, January 23, 2006

A EVOLUCAO MACRO-COSMICA ESTAVA INSCRITA NA MARATONA GREGA

. Suportamos os horrores desta vil existencia e teimamos em viver, tudo pelos raros prazeres de poder estar aqui, vendo, assistindo, testemunhando, as fantasticas criacoes que o inconsciente conduz os humanos a produzirem. Ora eh um show como "The Wall", ou "Pulse", do Pink Floyd; ora uma obra magistral como a dimensao quantica emergindo da busca de Paul Dirac pela raiz quadrada de um numero negativo; ora a visualizacao de um monge humilde e solitario agachado e revirando a terra para plantar ervilhas roxas cruzadas com ervilhas amarelas e levantando as estrondosas torres da genetica; ora um livro nos conduzindo no tempo mistico como "O Codigo da Vinci" ou por um passeio pelas brumas nevoentas do futuro como "O Admiravel Mundo Novo"; ora aquelas subitas descobertas como esta agora, onde o que parecia uma simples exaltacao do homem-fisico, do homem-macaco, aquelas longas corridas em que os atletas exauridos e moribundos entregavam a tocha luminosa para o proximo e descansado guerreiro continuar a carregar o destino, subitamente nos ilumina a mente e vemos o eterno e universal subconsciente soprando aos nossos ouvidos os mais belos misterios do mundo!
. O que se passou na mente dos antigos gregos quando engenharam aquela competicao que preencheria todo um quadro dinamico repleto de simbolismos revelando profundas verdades da existencia? Obviamente eles o fizeram guiados pelo subconsciente, pois criancas ainda no mundo do saber, jamais poderiam atinar com a infinitude contida em sua criacao.
. A mente que vem sonambula do Cosmos e desce na Terra para despertar tem rapidos lances de visualizacao de experiencias vividas em outras galaxias como num sonho e ao captar essas visoes, o consciente eh inspirado a traduzi-los na realidade terrestre. Esta eh a melhor explicacao que encontro para entender tais engenhosidades humanas. Pois a maratona grega transcreve exatamente, compila, resume, representa atraves de simbolos humanos em seu ecossistema, exatamente como funciona a macro-cosmica evolucao.
. A evolucao tem inicio no Big Bang e se espalha no tempo e no espaco na forma de duas ondas, e a ampliacao destas ondas eh que fazem o Universo se expandir. Uma onda eh rasteira, horizontal, circular fechada, exatamente como as ondas que vemos se formarem e se expandirem quando atiramos uma pedra nas aguas estacionadas de um lago. Esta onda estah muito bem representada nas arquiteturas materiais primitivas, como as camadas eletronicas dos atomos e os aneis espiralados das galaxias. Esta onda contem e carrega as estruturas materiais, fisicas, sob evolucao, sendo que quando uma onda final termina de construir o sistema natural de sua missao, este empurra o espaco a frente formando nova onda para atraves dela dar o salto evolutivo e constituir-se no proximo sistema mais rico e complexo. Assim houveram as primeiras ondas habitadas por sistemas atomicos, sistemas astronomicos, as quais se seguiram as ondas que construiram os sistemas celulares, os sistemas reptilianos, e por fim os sistemas "corpos-humanos". Mas existe o segundo tipo de ondas, e estas sao saltitantes, se elevam das primeiras, verticalmente, passam por sobre as ondas circulares e ultrapassam todo o oceano para se lancarem ao mundo novo e desconhecido dos continentes. Sao aquelas ondas de agua espumosa que vemos se levantarem nas orlas das praias e as quais os surfistas sabem apreciar muito bem. Estas carregam a evolucao da mente atraves do tempo e do espaco por todo o Universo. Elas sao muito bem representadas no atomo pelo eletron saltando as camadas, tocando-as como os dedos do pianista dedilha as teclas do piano. Se constituem dos "significados, dos sentidos das existencias dos sistemas naturais". Como dizia o sabio chines, " a "alma" dorme na pedra, sonha nos vegetais, acorda nos animais e desperta vindo a claridade da luz no HOMEM!"
"Sarava, sarava, aleluia, aleluia!"
. Pois a maratona nas Olimpiadas Gregas representa literalmente as duas ondas! O guerreiro corredor eh a onda rasteira, horizontal, representa os sistemas naturais; a troca do guerreiro moribundo que fez o seu trabalho e fica caido no caminho, pelo novo e vigoroso guerreiro que reenceta a marcha e corre para cumprir seu destino representa os saltos evolutivos entre os sistemas naturais; e a Tocha Sagrada, Luminosa, cuidadosamente transportada e com zelo transferida, representa a segunda onda, e nesta, a grande senda evolutiva da alma do mundo!
Nao eh belo?! Lindo?! Espetacular?!
.Os atomos receberam a Tocha Sagrada das particulas, perfizeram seu trecho, entregaram-na as estrelas, estas cumpriram sua missao e depositaram a Tocha Sagrada em nossas maos! As estrelas estao la no ceu a nos observar esperancosas, torcendo por nos, pois somos a unica esperanca de que sejam salvas para a vida eterna! E aqui na Terra existem humanos reclamando dos horrores da existencia, do tedio em que nada encontram por fazer... e a Tocha? Temos que carregar a Tocha! Temos que carregar nossa geracao, melhora-la, e entregar a Tocha para nossos herdeiros, nossas futuras geracoes, feitas mais fortes e sabias a custo do nosso labor! E para que, para onde vao levar a Tocha Sagrada?
Aqui entra a segunda obra de incrivel engenhosidade de nossos queridos antepassados gregos: a Parabola de Sisifo e Prometeu! Prometeu logrou subir a montanha, alcancar o topo e roubar a Tocha do Fogo Sagrado de Zeus, com a qual iniciou e desenvolveu a industria humana. Agora vamos fazendo o caminho do retorno. Estamos subindo a montanha, levando a Tocha, para alcancar o trono de Zeus,... e assim o filho do Grande Pensamento, o Pequeno Pensamento, este que agora eh a mente humana, vem a luz no Reino de Zeus, empunhando a Tocha Sagrada, transformado na Tocha Sagrada!
.Grandes obras da inteligencia humana! Grandes insights da mente universal!
. Animo, irmao e irma: somos guerreiros, carreguemos a Tocha Sagrada que habita em nohs, levemo-la aos que nos esperam na proxima estacao, e todo o Universo ira vos aplaudir!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home