Tuesday, February 21, 2006

O UNIVERSO RELATIVO E AS MIL TEORIAS

. Hoje descobri que existe mais uma teoria pretendente a ser a Teoria Final, ou a Theory of Everything. A sua pagina na Internet tem o titulo de "Sympathetic Vibratory Physics -It's a Musical Universe!". A busca da "superteoria" tem ocupado e derrubado muitas excelentes cabecas pensantes, inclusive Einstein buscava-a tentando unir a Relatividade Geral com a Teoria Quantica, e morreu frustrado por nao consegui-lo. Surgiu entao a "String Theory", com essa pretensao, e que atualmente estah sendo a preferida no mundo academico. Mas ultimamente tem aparecido varias teorias acreditando ter encontrado a formula universal criadora de tudo, mas elas nao avancam, nao "pegam", porque, principalmente se fundamentam em bases de conhecimentos nao-populares, e as pessoas nao estao tendo tempo para analisa-las e correr o risco de perder seu tempo se a teoria estiver errada. Isto acontece comigo proprio, quando nao deveria, jah que sou um dos descobridores de uma sugestao da Teoria do Tudo. Imagine com os outros!
. A busca humana por uma "teoria do todo" eh salutar, uma empresa heroica, pois trata-se da Humanidade ativa, revoltada, insatisfeita, reagindo contra a sua famigerada e poderosa inimiga - a Ignorancia Existencial Absoluta. Jah a Teoria da Matriz sugere um quadro em que esta busca eh explicada tendo-se a mente humana atual, na forma de um embriao dentro de um "ovo", esforcando-se por nascer, por vir a luz do conhecimento do mundo, por firmar sua existencia. Cada nova teoria eh o barulho provocado por mais uma bicada deste embriao-pintinho tentando romper a casca do ovo. Nao sei como a casca eh rompida, se ela depende de uma bicada mais forte que abra um furinho inicial, ja permitindo a entrada de uma lufada de ar e luz, ou se ela depende de muitas bicadas na mesma area que vai pulverizando a casca, afinando-a ateh que num dado momento ela racha e abre um buracon... qual a teoria do leitor? Isto eh importante saber pois ela responderia um dilema: a "teoria do todo", a consciencia final, serah obtida pela conexao, pelo entrelacamento de todas as teorias que se somarao, ou serah o resultado da obra de um unico individuo numa unica tentativa?
. A "Sympathetic Vibratory Physics -It's a Musical Universe! " sugere que todo este Universo, com tudo que o constitui, eh produto de vibracoes. Estou iniciando sua leitura, nao posso comenta-la portanto. Mas logo de inicio, o primeiro capitulo me alimentou uma incomoda ideia. Nao pelo fato de que eh uma teoria concorrente ah "minha" teoria, mas pelo fato de que parece que ambas as teorias, a minha e a deles, estao falando a mesma coisa, porem, vendo um mesmo fenomeno por dois angulos diferentes ao mesmo tempo. O que para eles seria a unidade basica constituinte de todos os fenomenos naturais - a vibracao - para mim, essa unidade basica realmente vibra, porem tem uma outra essencia, a "informacao". A Teoria da Matriz fundamenta tudo sobre materializado bits quanticos que se tornam "particulas-informacao", e que estes bits quanticos sao oriundos de um codigo genetico do "sistema" que existe/existia alem deste Universo.
. E descubro entao que, antes de ver as teorias "dos outros", que sempre parecem, a primeira vista, "weird", ou estranha e indigesta fantasia, como concorrentes da minha teoria, pelo contrario, sao as outras versoes da minha teoria produzidas por observadores que estao em diferentes pontos do espaco/tempo. Por exemplo, penso que os criadores desta teoria eram profundos conhecedores de musica, sons, notas musicais,... ateh mesmo acho que viviam e respiravam na dimensao da musica, para terminar acreditando que tudo pode ser explicado no mundo pela musica e sua unidade fundamental, a vibracao. Por outro lado, eu nada entendo de musica, somente sei aprecia-las. Eu cheguei na "teoria" vindo por outra dimensao, apesar de no mesmo mundo espaco/temporal material, mas fui construido por experiencias de vida totalmente diferentes dos "musicos". Eu vim pelo caminho oposto do trilhado pelos musicos. Antes de amadurecer-me, eu nao gostava dos jovens que tocavam violao e dos que faziam poesia: talvez por inveja, eu via neles uma das causas da minha desgraca, quando a luta na pobreza pela sobrevivencia jamais me permitiu segurar um violao e tentar "tirar uma nota". Soh pode ter tido acesso a um violao -para nao dizer a um piano, muito mais sofisticado - quem tinha uma casa, pai e mae, ou seja, classe media para cima. Somos duas mentes muito diferentes, sem duvidas. Isto tem por consequencia final que, em todo fenomeno observado, eu e um musico elegeremos de imediato diferentes valores, veremos diferentes faces num mesmo fenomeno.
Logo de inicio leio que "de acordo com a SVP (Sympathetic Vibratory Physics) nao existe caos. Estranha e incomoda visao! Como alguem, em san consciencia, pode dizer isso?! Estes "caras" vao ter que me explicar o que entendem por "caos". Vao ter que explicar porque existem conflitos, choques, violencia, degeneracao, fragmentacao, morte, terremotos, tempestades, furacoes, cancer, doencas, etc.. Se nao eh o estado da Natureza diferente do estado de "ordem", que produz estas coisas, e se este diferente estado nao pode ser denominado "caos", qual a causa destes negativos fenomenos?! Caos ocorre quando o comportamento de uma das partes de um subsistema nao eh o comportamento exigido pela ordem pre-estabelecida pelo sistema maior no qual esta inserido tal subsistema... ei!... esta definicao surgiu agora... vamos reve-la...
. "CAOS OCORRE QUANDO O COMPORTAMENTO DE UMA DAS PARTES DE UM SUB-SISTEMA NAO EH O COMPORTAMENTO EXIGIDO PELA ORDEM PRE-ESTABELECIDA PELO SISTEMA MAIOR NO QUAL ESTA INSERIDO TAL SUB-SISTEMA, PROVOCANDO UMA REACAO CONTRARIA DO SISTEMA MAIOR A FIM DE CORRIGIR O COMPORTAMENTO DA PARTE QUE INICIOU O PROCESSO".
. Bem, ficou extensa, mas parece boa, vai para o meu livro. Na Teoria da Matriz, caos tem uma lugar claro e bem definido. Toda materia procura um estado otimo de equilibrio energetico. Assim, nosso corpo humano procura um estado otimo de nutricao, temperatura, seguranca pela ordem. Mas uma vez obtido este estado otimo, toda materia tende a estabelecer-se como inercia, tornando-se um sistema fechado em si mesmo, obstaculo intransponivel pelo processo evolucionario. As elites economicas humanas tornam-se conservadoras de regimes onde parte da populacao se situa em desconforto e portanto torna-se a forca concentradora da evolucao, que tentara romper o obstaculo construido pela elite. Portanto, deduz-se que eh impossivel a toda a materia do Universo encontrar o estado otimo de equilibrio, e isto por duas razoes: ou existe mais materia que a energia necessaria para mante-la em inercia, ou existe tanta energia quanto a necessaria para manter materia em inercia otima, mas a materia tende a concentrar energia em certos focos privando outros dela. Mas materia eh uma individualidade composta de dois estados diferentes de uma mesma essencia. Materia eh massa quando a energia estah em baixa velocidade ou estagnada, e materia eh energia quando a massa estah em alta velocidade ou volatizada. Raios!
. Me perdih, me confundih todo! Onde cometih o erro? Ah, no inicio, quando disse "toda materia procura o estado otimo de equilibrio energetico", deveria ter dito: "toda materia procura o estado otimo de equilibrio entre sua massa e sua energia". Certo? Entao, se, ou quando, a materia alcanca este otimo estado, ela se constitui toda como sistema fechado em si mesmo. No caso da Humanidade, este estado seria o estado utopico em que todas as pessoas viveriam em igual status social, todo o trabalho sendo feito por maquinas e automatismo, etc.. Nao haveria nenhum grupo de pessoas insatisfeitas, nao haveria desejo e nem permissao para mudancas, portanto, a forca da Evolucao seria extirpada deste contexto. Isto provocaria perturbacao em um hipotetico sistema maior que a Humanidade, se este sistema continua aberto e encarnando a forca da Evolucao. Este sistema maior estaria movendo evolucionariamente toda a natureza ao redor da Humanidade, portanto, todo este movimento se depararia com um ponto inerte, teimando em ser imutavel. Adivinha quem ganha?
. Mantendo a hipotetica hipotese de que exista este sistema aberto maior - por exemplo, o sistema Universo - a Humanidade perderia atraves de eventos reactivos, tais como as tempestades e os furacoes. Em outra parte, a Teoria da Matriz estah sugerindo um quadro em que o Planeta Terra eh um elemento semi-vivo, um embriao de uma futura estrela. E tal como ser semi-vivo, ele jah possui os mecanismos que mais tarde surgiriam no organismo humano conhecidos por anti-corpos. Anti-corpos sao eventos/estruturas criados pelo organismo para combater invasores nocivos ao sistema. Portanto, tempestades, furacoes seriam os anticorpos produzidos pelo planeta para combater os virus humanos invasores, que, ao inves de se comportarem como bacterias beneficas, resolveram atuar como virus malignos. Jah teria havido virus anteriores perturbando o planeta, alias, virus demasiado crescidinhos, conhecidos como dinossauros, e a teoria diz que as catastrofes que os conduziram ao perecimento nao foram por acaso, mas simples leis naturais em suas acoes e reacoes.
. A "Historia Universal", contada pela Matriz, relata uma ocorrencia em epocas anteriores onde o processo caotico pode ser inteiramente visto desde a causa que o deflagra, o seu inicio, desenvolvimento e fim, cedendo lugar a nova ordem. E ali se extrai o sentido logico da existencia do caos: desfazer sistemas fechados em si mesmos numa falsa ordem universal, fragmentando-os em seus bits/genes de informacao, mudando a paisagem anterior, fazendo-os reiniciar a se recomporem mas de forma diferente da que se compuseram anteriormente, para trilharem novo caminho, tudo isto eh feito respeitando lhes o seu "livre-arbitrio". Esta "historia" relatada pela Matriz como um processo cientifico que necessita do conhecimento das mais elevadas categorias cientificas, desde a Relatividade Geral a Teoria Quantica, estah surpreendentemente relatada numa forma de historinha para crianca dormir, no capitulo da Genesis, onde Adao e Eva existiam num paraiso e sofrem a queda. O qual eh outro buraco negro a resolver: como alguem a tres mil anos atras teve a intuicao ou o conhecimento do que ocorreu a tres bilhes de anos atras?!
. Bem, por ora vamos continuar lendo a SVP. Ah, falta mencionar o assunto que me inspirou a escrever este post. A Teoria da Matriz termina apresentando um grafico onde o Universo aparece como Relativo. Ou seja: o Universo tem mil faces, cada uma ao sabor do fregues que o observa. Os varios tipos de fregueses eh causado devido a que existem diferentes fregueses situados em diferentes estagios evolutivos no tempo e no espaco. Um fregues no ponto AB ve no Universo a face da Maria; outro, no ponto BC ve o mesmo Universo com a face do Joao; outro ainda, no ponto CD ve o mesmo Universo como uma tartaruga,... e assim por diante. Portanto, o Universo eh uma armadilha para nossa arrogancia: quando cremos que somos o unico a ter visto a face verdadeira, quando cresce nossa ideologia, nosso fanatismo e tentamos impor nossa verdade aos outros,... o Universo acaba mostrando outra de suas faces que faz desmoronar todo nosso mundo... Por isto nao defendo a Teoria da Matriz com unhas e dentes, por isto nao deixo de ler e tentar assimilar as outras teorias: minha mente eh um embriao, talvez um feto ainda, devo reconhecer minha deficiencia, recolher-me a minha insignificancia, saber que a Teoria da Matriz descreve uma parte dos fenomenos, mas que estah longe da Verdade Ultima. Devo abracar e unir-me aos outros teoricos, juntar forcas, debater posicoes, testar resultados, mas sempre tendo em mente que eles sao os outros genes do meu mesmo DNA que constitui o meu corpo-pintinho e que juntos estamos tentando romper a casca para uma nova luz!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home